As rodas Turbina (Turbine Wheels)

As rodas turbina (turbine wheels) eram opcionais para o Camaro nos anos de 1973, 1974 e 1975.

Segundo o NastyZ28, a quantidade de Camaros que sairam da fábrica com estas rodas foi muito pequena. Se não, vejamos.

Em 1973, foram apenas 1.592 Camaros. Em 1974, um pouco mais, num total de 2.633 unidades. Já em 1975, foram fabricados 3.601 Camaros com as rodas Turbine. Ou seja, rodas Turbina são raríssimas mesmo. Mais ou menos de 1% a 3% dos Camaros produzidos receberam este opcional. Aqui no Brasil, ao contrário de nos EUA, estas rodas foram extremamente populares nos modelos 74, talvez pelos custos de importação serem tão altos que justificavam o alto valor, na época, das rodas Turbine, uns US$111.00 FOB.

Eis o que eu tenho até o momento sobre estas rodas.

74camaro-12001_jpg

Última página do folder de divulgação da linha 1974 com a Turbine em destaque.

Apesar do destaque no folder de divulgação (acima) praticamente nada é sabido sobre esta roda hoje. Ainda desconheço quem fabrique as rodas, se existir, o mesmo para as calotas, específicas para este modelo. As cores também são uma incógnita. Até agora a melhor pista são as rodas Turbine do Corvette que, me parece, também eram de plástico moldado diretamente na roda de ferro, como é o caso das nossas Turbine.

Se você têm uma turbine com as cores originais, por favor mande uma foto para nós.

Olhando para esta foto do Camaro 75 vê-se a Turbine com mais destaque, e ela é a mesma do ano anterior.

camaro_1975
Este Camaro é o 75 mas as rodas são as Turbine de plástico como no ano anterior.

Veja, agora, as duas páginas dos folders de 73 e 75 que contém as mesmas rodas Turbine.

turbine-wheels_73

Acima, página do Catálogo de 1973. Abaixo o de 1975.

turbine-wheels_75

Eu postei em diversos fóruns da internet sobre Camaros e Chevrolet, mas ninguém soube me dizer algo mais substancial sobre esta roda. Ao contrário, os americanos desconhecem esta roda completamente, pois para eles a Turbine mais famosa é aquela de alumínio para o modelo 78 e 79 do Camaro, mas aí o problema é outro.

Eis os detalhes das imagens das rodas Turbine que eu achei por aí.

detalhes_rodas_turbina_camaro

Foi no meio desse monte de dúvidas e perguntas que o amigo Fred me mandou a informação de que as Turbine também tinham um sobre-aro de acabamento. Isso explica muita coisa, principalmente os detalhes mais cromados dos detalhes acima. Esta peça está a venda na NPD pelo código abaixo.

npd_pe1

Para que não reste dúvidas, o nosso amigo Fred ainda manda o esquema de instalação e montagem da roda. Definitivamente, as Turbine têm um sobre-aro.

turbine_wheel_am

Se você sabe algo mais sobre as Turbine, principalmente as cores com que são pintadas ou se têm uma fotografia que possa nos ajudar, por favor entre em contato.

Abaixo, uma fotografia das calotas que equipam as Turbine.

turbine_wheel_hub_cap

Links sobre as Turbine e Rodas para o Camaro em Geral.

Camaro Wheels no Nasty Z28

Especificações e opcionais do Camaro 74 no Camarosource.ca

10 respostas em “As rodas Turbina (Turbine Wheels)

  1. Srs. Eu tenho um Camaro 74 que veio com essas rodas. aliás não as estou usando. Se interessar, posso vender ou dar informações sobre a mesma.

    • Olá, Marcelo.

      Que legal que tu achou o blog do Camaro. Sobre as rodas, em tese tenho interesse sim apesar de ter mais 6 guardadas em casa… Coisa de doido, esse negócio de Camaro, como sabe!

      Bom, suas rodas têm as calotas? E o sobre aro? A pintura é original? Será que você poderi amandar fotos pra mim e o preço que pretende por elas? Ah, e o mais importante, em que estado você está, para imaginarmos o frete no caso de fazermos negócio.

      Quando der, mande também fotos do seu carro. vou organizar uma galeria de Camaros brasileiros, assim que tiver tempo.

      Abraço e vamos manter contato pra troca de dúvidas e informações, que isso é muito importante!

      Abraço fraterno,

      Nikollas Ramos.
      Rio de Janeiro.

    • Marcelo, tudo bem? Não sei se tu tem recebido meus emails, mas é que eu tô numa bruta curiosidade pelas rodas Turbina e as fotos dela que me prometeu. Inclusive, se for o caso, quero comprá-las.
      Abraço fraterno, Nik.

  2. Oi Nikollas, Eu vou tirar as fotos das rodas e te mando. Ela tem calotas sim e a pintura é original. eu tenho fotos do carro com elas que posso te mandar. Hoje o carro já tem outras rodas. Como faço para te mandar? Abraços. Ah, sou de SP, capital.

    • Claro, o email é esse aqui, bem sugestivo, ó: camarotypelt74@gmail.com mas pode enviar também para o carrosantigos@gmail.com
      Eu até te respondi no seu email que aparece aqui, mas deu erro todas as vezes. O teu email está correto?
      Manda as fotos sim, tenho interesse claro nas rodas.
      Mais ainda, eu estou com a idéai fixa de organizar um movimento a favor do Camaro no Brasil, que, até onde eu sei, inexiste. Poxa, e somos tantos! Enquanto isso, os amigos do Dodge reinam, o Maverick também, o Mustang, o DKW… a lista é longa. E como eu tenho pouco tempo, às vezes a velocidade é pequena em favor desta idéia. É preciso alguma cooperação de outros amigos e interessados. Este blog mesmo, veio dessa necessidade, de atrair a atenção dos donos de Camaro e aficcionados pelo carro e discutir o motivo pelo qual não há um ponto de encontro na web e fora dela em torno do Camaro. Alguns já têm contribuído, têm muita coisa aqui neste blog que foi dado por visitantes, mas a gente podia fazer mais. Podia marcar um encontro anual, começar a se corresponder, trocar idéias, enfim, nos reunirmos.
      Por acaso tu vai à Lindóia nesse final de semana? Se for, vamos marcar de nos encontrarmos, afinal, é uma oportunidade.
      Eu sou de NIterói, RJ, pertinho aí de SP. Mole de fazermos o primeiro encontro do Chevrolet Camaro no Brasil, já pensou? E eu até prefiro que seja em SP o primeiro, que eu vou pegar a Dutra, mais dois amigos, de Camaro rumo à SP – ida é volta! Olha que legal.
      Aguardo as fotos, tomara que você vá à Lindóia.
      Abraço fraterno, Nik.
      PS: Conhece meu outro blog? ë o http://www.carrosantigos.wordpress.com e têm umas coisas lá que talvez te interessem. Abraço!

      • Fala Nik, faz tempo que não escrevo no Blog do Camaro 74.
        Espero que esteja tudo bem contigo.
        Você comprou as rodas que o Marcelo ofereceu? Preciso de uma calota que está faltando para completar um jogo no meu carro, tenho três delas. Se você não for ficar com as rodas que ele ofereceu me avise, pois tenho interesse. Um abraço!

  3. Pingback: Procuro fotos das rodas Turbina « Blog do Chevrolet Camaro 1974

  4. Amigo, eu estou terminando um camaro type 1974 e comprei 04 rodAs turbina, porém, não achei as calotas originais e pelo visto será difícil de achar, você sabe se existe alguma calota que sirva na turbina? Senão vou ter que vender as rodas. Grande abraço e parabéns pelo blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s